Por Isabelle Lindote
Fonte: Revista Uma/Ed. 102
Não faltam canções, filmes ou livros que estimulam a nossa imaginação e nos levam a pensar alto, acreditar em novas possibilidades e desejar um futuro promissor. No entanto, poucas vezes arriscamos buscar um outro caminho, e, por medo, continuamos na inércia.
Anos e anos no mesmo emprego, salário ou cargo, completamente tomados pela rotina. É nesse cenário que uma certa palavra faz toda a diferença entre uma pessoa estagnada e aquela que partiu em busca de um lugar ao sol, e conseguiu. A tal palavra, “ambição”, vem do latim e significa “o desejo veemente de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor-próprio; desejo de alcançar um objetivo”.
A conotação pejorativa cabe às pessoas que não se importam com os meios, apenas com os fins. Embora muitas vezes seja um conceito abordado como negativo, quando em proporções medidas, é um passo definitivo para o sucesso.
Para soltar sua ambição, é preciso ter consciência de onde se quer chegar e de que forma trilhar esse caminho. Não há pessoa que não seja ambiciosa, mas existem graus, que é o que diferencia as personalidades. A ordem é: nada de se contentar com pouco. Querer chegar além e trabalhar para isso traz benefícios em todos os âmbitos da vida. Segundo a escritora Lois P. Frankel, autora do livro Mulheres ousadas chegam mais longe, o primeiro passo é nunca culpar os outros pelos nossos problemas.
De acordo com a autora, a inferiorização só acontece quando permitimos, como uma autossabotagem inconsciente que faz as mulheres se colocarem abaixo dos homens com pensamentos e atitudes. “As meninas aprendem, desde a mais tenra infância, que seu bem-estar e seu sucesso dependem fundamentalmente de algumas atitudes estereotipadas, tais como ser bem educadas, submissas, cordatas e suaves até na maneira de falar”, informa um trecho do livro.
Ou seja, nada de ficar achando que o outro é superior a você, seja ele homem ou outra mulher. Tenha uma postura firme e confiante. Segundo a professora Ana Ikeda, coordenadora do MBA de Marketing da FEA/USP, a ambição feminina está sempre em discussão justamente porque ela existe, mas de forma diferente da que os homens demonstram.
Friday, August 14, 2009
Subscribe to:
Posts (Atom)